segunda-feira, 29 de novembro de 2004

A JORNADA DE UM PSEUDO-SERENDIPITOSO*

* São Paulo é uma cidade de malucos. Há pelo menos 15 sanatórios cadastrados na lista telefônica da cidade, o que gera uma capacidade de atender a aproximadamente 5 mil pacientes, número irrisório frente a população do município. Enquanto isso, professoras de História da Arte sem qualquer resquício de juízo crítico dão aula impunemente em faculdades da Avenida Paulista.

* São Paulo é uma cidade de pessoas que ouvem canções românticas no disc-man no ônibus durante o trajeto para o trabalho. Há cerca de cinco pessoas sentadas ouvindo disc-man em cada ônibus lotado, e mais cinco em pé querendo sentar e ouvir canções românticas em seu próprio disc-man; Existem cerca de 23 versões de canções em português chamadas "Eu te amo", que variam de Chico Buarque a Adryana e a Rapaziada. A mais escutada no transporte público da cidade é a "Eu te amo" de Roberto Carlos.

* Em dia de trânsito normal, é possível escutar More Than This, do 10.000 Manics, sete vezes no trajeto do início da Avenida Angélica até a Estação de Pinheiros. Esse número pode variar de cinco vezes em dias de ruas vazias a catorze vezes em sextas-feiras em horário de pico.

* São Paulo é uma cidade de pedintes. Existem oito pedintes fixos no trajeto que compreende os 4,5 quilômetros da Avenida Paulista 900 a Avenida Angélica 177. Desses oito, um xinga quem não lhe dá ao menos uma moeda, uma corpulenta sempre pergunta: "Moço, me paga um sanduíche?" e uma magérrima, com um filho não menos magérrimo ao colo sempre diz: "Moço, eu realmente preciso dar de comer ao meu filho".

* São Paulo é uma cidade de ratazanas. Toda noite há um desfile de ratazanas na calçada da Estação Pinheiros, na Praça Marechal Deodoro, na Estação Jaguaré e no Terminal Rodoviário do Tietê. Enquanto as ratazanas da praça Marechal Deodoro são um pouco menores e acinzentadas, as da Estação Jaguaré costumam ser marrons e gordas, aspecto similar às do Tietê, embora essas últimas sejam mais velozes. As ratazanas da Estação Pinheiros costumam ser de todos os tipos, marrons ou acinzentadas, rápidas ou lentas, com o diferencial de que não se importam em enfrentar os seres humanos que porventura ali estejam; Há também ratazanas loiras na prefeitura municipal, que darão lugar a ratazanas calvas a partir de janeiro.

* São Paulo é uma cidade de migrantes gaúchos. Há dois tipos de trabalhadores do Rio Grande do Sul nesse município: os bem vestidos e os mal vestidos. Os bem vestidos são garçons de churrascaria; os mal vestidos são jornalistas (com a exceção do meu chefe, porque éle é um cara legal). Nunca ninguém conheceu um terceiro tipo de migrante gaúcho em São Paulo.

* São Paulo é uma cidade de homossexuais. Há homossexuais assumidos e orgulhosos, geralmente do meio artístico, que andam de mãos dadas no Shopping Frei Caneca com seus namorados e que freqüentam a Louca e shows do Edson Cordeiro; Há homossexuais assumidos e discretos, geralmente jornalistas, publicitários e relações públicas, que costumam freqüentar o Shopping Frei Caneca ao lado de um sujeito que é apresentado como "meu primo do interior"; E há os homossexuais enrustidos, geralmente engenheiros e profissionais da construção civil, que não freqüentam o Shopping Frei Caneca porque isso é coisa de viado mas que mantém forte empatia com os travestis da Rua Augusta.

* (ou o que pessoas não normais fazem quando se sentem abandonadas porque o TCC acabou)

Nenhum comentário: