
Há coisas realmente inesquecíveis em uma campanha eleitoral, e não é do rabo de cavalo do Osmar Lins "Peroba Neles" que estou falando. Veja, por exemplo, a sabatina que a Folha de S. Paulo - eleito o melhor jornal do mundo por uma convenção de marmotas com retardo mental do Vale do Jequitinhonha - realiza todo pleito (que palavra feia essa, pleito). O negócio tem lá o seu glamour, pois a tal sabatina nunca está solitária nas linhas do jornal - sempre conta com a companhia de ao menos um adjetivo pomposo como na expressão "a já tradicional sabatina de presidenciáveis", usada a torto e nunca a direito.
Embora queira também dizer "debate", sabatina é uma palavra que costuma delegar algum poder a uma das partes envolvidas. Por exemplo: uma professora sabatina o aluno, o mestre o pupilo, o chefe os empregados. Mas a soberba folhuda é tão magnânima que o jornalão se dá ao luxo de sabatinar os candidatos à presidência da República, como se ela fosse, assim, porta-voz da sabedoria, senhora de todos os segredos do jornalismo, a Mister M da nação - a sabatina folhuda é nada mais que uma entrevista coletiva com o candidato realizada por jornalistas da casa.
Como SorryPeriferia é um blog a serviço do Brasil, também ousa fazer coisa parecida com os quatro principais candidatos pleiteantes a sentar no trono do Planalto e na privada do Palácio do Alvorada. Não uma sabatina, já que o editor dele não é mãe de candidato, mas uma espécie de, aproveitando o gancho de momento, dossiê da candidatura de cada um.
As Eleições 2006 prometiam ser as mais chatas desde que houve disputa pra eleger o síndico da primeira caverna coletiva de cro-magnons. Mas a tal compra do dossiê que não provou nem que José Serra é careca deu certa malemolência tropical à disputa, que andava em ritmo de Corcel 73 na Bandeirantes.
Amanhã, neste espaço, um perfil de Heloísa Helena, a maior defensora de frascos e comprimidos da eleição. Nos dias seguintes, Cristovam, Alckmin e Lula, na ordem que me der na telha.
SorryPeriferia: não dá para não ler. E você nem precisa da senha do UOL para isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário