segunda-feira, 29 de maio de 2006

O PADEIRO É LOBO DO PADEIRO

Recentemente adquiri o estranho hábito de possuir um chica-bom após o almoço. Não um qualquer reles picolé, e sim um chica-bom, que, é verdade, não passa de um reles picolé. Mas qualquer Gelatto ou picolé prestígio não tem o glamour vira-latesco de um saboroso chica-bom de carrocinha.

Mas não era isso que eu queria dizer. Eu tentava contar que, após jantar na padaria perto de minha casa, parti rumo à geladeira do recinto farejando um chica-bom feito cachorro velho que procura pelo quintal o osso que enterrou na adolescência. Mas no meio do caminho havia uma vitrine, havia uma vitrine no meio do caminho, e nunca esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas e sedentas por um chica-bom.

A intenção de quem montou a disposição dos doces naquela vitrine era atrair gordinhas românticas, pois todos os doces tinham o formato de coraçõezinhos. Uns maiores, outros menores, alguns pontiagudos, e mais alguns tão feios que pareciam terem sido vitimados por doença de chagas horas antes.

Mas o que me chamou a atenção foi um tipo de sequilho em forma de coração coberto com chocolate e que não deu certo. Motivo: os dois gomos de cima do coração - seriam os ventrícolos ou os aurícolos? - estavam redondos e curtos, enquanto o gomo inferior da peça cardíaca e achocolatada era pontiaguda e roliça. Em palavras ordinárias, o safado do padeiro decorou sua vitrine com pipizinhos de chocolate que estavam ali ao léo, para que qualquer dona de casa mais religiosa tivesse uma síncope cardíaca ao observar tamanha obscenidade, ou, então, liberar-se de vez na vida, comprar um quilo dos pipizinhos de chocolate e ser feliz onde não fora até então.

Peguei o meu chica-bom e depositei um papelzinho na urna de reclamações, contra essa atentado à moral do bairro onde moro, pois não tolero esse tipo de transtorno confeiteiro na padaria onde faço compras.

Mas a título de serviço - meu amigo Felipe Mucosolvan Corizza já está com os olhos ariscamente piscando de curiosidade - eis a localização: os pipizinhos de chocolate podem ser adquiridos na padaria da Alameda Barros, quase esquina com a Angélica, ao lado do Futurama.

Nenhum comentário: