Assim como fiz no Associados em 2003, seleciono aqui os filmes que fazem o Espaço Unibanco lotar de fãs do Gerald Thomas com melancias penduradas no pescoço, durante a Mostra 2004:
CAMELOS TAMBÉM CHORAM (Alemanha, Byambasuren Davaa e Luigi Falorni) - No interior da Mongólia, uma fêmea de camelo dá a luz a um bebê camelo albino. Dada a cor do filhote, ela o rejeita. Tocada pela situação do recém-nascido, uma família de pastores nômades vai até a cidade mais próxima em busca de um músico que toque uma melodia capaz de fazer a mamãe camelo dar atenção ao filhote.
OLHOS DE VAMPA (Brasil, Walter Rogério) - Crimes aterrorizam o bairro de Pinheiros, em São Paulo. Mulheres são encontradas amarradas com fita isolante nos pulsos, uma mordida na nádega e um pêssego enfiado na boca. O suspeito é um homem chamado Vampa. Um investigador de polícia é atacado por ele e passa mal. Melhora na noite de lua cheia e se revela mais um vampa.
ARCANJO (Canadá, Guy Maddin) - No inverno de 1919, toda uma cidade no norte da Rússia sofre de amnésia. Um soldado chega na cidade e se apaixona por uma moradora local, que ele a confunde com sua amada morta. O clima dos habitantes estranhos do local o contagia, e ele só pensa em recuperar a amada morta, sua perna amputada e suas próprias raízes.
A MÚSICA MAIS TRISTE DO MUNDO (Canadá, Guy Maddin) - Mulher aristocrata do início dos anos 30 abre concurso pra saber qual é a música mais triste do mundo. Irmãos jazzistas da Broadway se candidatam. Chester, um deles, é casado com Narcissa, uma ninfomaníaca sonâmbula, que é sua musa inspiradora. Roderick, o outro irmão, acaba de voltar da guerra da Sérvia e está inconsolável. Mas a família guarda um segredo: o pai dos rapazes, Fyodor, foi responsável pelo acidente que fez Lady Port-Huntly, a financiadora do concurso, ter de amputar as duas pernas. Adaptado de um roteiro original do escritor Kazuo Ishiguro. Repeteco da Mostra passada porque o diretor é um dos homenageados desse ano.
JAGODA NO SUPERMERCADO (Sérvia, Alemanha, Itália) - Frustrada por causa de um encontro amoroso malsucedido, a atendente de supermercado Jagoda resolve descontar toda sua raiva numa velhinha que, tarde da noite, chega à loja em busca de morangos frescos para fazer um bolo de aniversário para seu neto.
ENCRUZILHADA (Polônia, Malgorzata Szumowska) - Amanhecer. Algumas mulheres cantam enquanto mantêm os olhos fixos na figura de Cristo pregada a uma cruz instalada à beira de uma estrada. Mais tarde, um camponês bêbado cai enquanto passa pelo crucifixo e, ao se levantar, olha para a imagem como se tivesse sido reprimido por Deus. Pouco depois, um carro luxuoso pára diante do artefato e dois homens descem do carro. Um deles urina na árvore em frente ao crucifixo. À tarde, um grupo de crianças, lideradas por um padre, diz ao olhar para o crucifixo: "Abençoado seja Deus", e o padre sorri satisfeito. Uma série de ações acontece no local até que dois homens substituem o Cristo do crucifixo por um outro muito mais colorido e sorridente.
A FACE OCULTA DA LUA (Canadá, Robert Lepage) - Trabalhando à noite como operador de telemarketing, durante o dia Philippe só tem pensamentos para sua tese de doutorado, que gira em torno da filosofia da cultura científica e das motivações narcisísticas da exploração espacial. Seu irmão mais novo, André, é gay e trabalha como meteorologista de TV numa emissora local. O filme discursa sobre a eterna preocupação em encontrar um sentido para o universo e descobrir qual o seu lugar dentro dele. O diretor é colaborador do Cirque du Soleil.
DELAMU (China/Japão, Tian Zhuangzhuan)- Documentário que relata a vida dos tropeiros de mulas do Tibete. As imagens captadas sob luz natural mostram tropas de mulas sobrecarregadas, equilibrando-se em caminhos estreitíssimos, pontes de madeira sacolejantes sobre abismos a grande altura.
COMPANHIA SILENCIOSA (Irã, Elham Hosseinzadeh) - Dias antes do confronto entre EUA e Iraque, um homem iraquiano cruza secretamente a fronteira entre Iraque e Irã numa pequena embarcação. Seu destino é uma aldeia onde pretende conseguir, com alguns amigos contrabandistas, um vestido de noiva emprestado.
CHUVA OUTRA VEZ (Irã, Ali Vazirian) - Javad vive em uma região extremamente chuvosa. O menino sonha em possuir um guarda-chuva, assim como todas as outras crianças de sua idade. Apesar da dificuldade, sua mãe tenta realizar seu sonho.
PRODUZINDO ADULTOS (Finlândia, Aleksi Salmenpëra) - Venla é psicóloga de uma clínica de fertilidade. Ela quer ter um filho, mas seu companheiro é estéril. Ela tenta a clínica de fertilidade onde trabalha, mas passa a sentir atração por uma amiga sua, enfermeira do local.
SUBCUTÂNEO (Brasil, Ricardo Costa) - Entre sonho e realidade, numa época de opressão, um lugar subterrâneo carregado de lembranças silenciosas e algumas situações subcutâneas, onde as palavras não são mais necessárias.
NICELAND (Dinamarca, Fridrik Thor Fridriksson) - Jed e Chloe são dois jovens deficientes mentais apaixonados. Certo dia, Jed mata acidentalmente a outra grande paixão de Chloe, seu gato. Abalada, ela se fecha num silêncio sepulcral e perde a vontade de viver. Levado a acreditar que um misterioso negociante de ferro-velho chamado Max tem a resposta, Jed entra cautelosamente no excêntrico mundo deste homem solitário.
MAL DOS TRÓPICOS (Tailândia, Apichatpong Weerasethakul) - História de um casal de homossexuais e sua misteriosa relação com a selva do nordeste da Tailândia, um lugar quente e úmido onde todos os acontecimentos são regidos com regras próprias. O tempo é mágico e o amor é feliz e sem complicações para o soldado Keng e o jovem Tong. Mas esta harmonia é rompida porque algum tipo de besta selvagem está trucidando as vacas da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário