Baseado na leitura diária da grande imprensa nativa, a Editora Companhia das Bundas, responsável pela publicação de Sorry Periferia, acaba de lançar a Enciclopédia Vives de Verbetes Simplistas. Trata-se de um manual sobre tudo o que você precisa saber para entender os jornais de hoje, relatado em poucas linhas e de maneira bem fácil. Até sua tia cega, seu cachorro ou seu colunista preferido podem ler. Este hebdomadário virtual, na ânsia de mastigar cultura para a meia dúzia de leitores ignaros que aqui acessam, publicará alguns verbetes periodicamente, sem ordem alguma ou compromisso com a ética ou com o politicamente correto (vide o verbete politicamente correto). Confira alguns:
POLÍTICA AMBIENTAL: Setor político inventado recentemente pelos governos ocidentais, com o objetivo de ter sua verba cortada diante do menor indício de crise econômica ou do lobby de madeireiras, siderúrgicas e gigantes do setor farmacêutico. É bonitinho na hora de fazer campanha eleitoral.
CONTESTAÇÃO: Ato de ir contra alguma coisa e se manisfestar através do debate. Em alguns setores da esquerda radical, significa dar com a testa na parede simplesmente.
NEOLIBERALISMO: Sistema econômico, político, filosófico e religioso em voga nos dias atuais, caracterizado pelo apego a porra nenhuma but money. Quase o mesmo que anarquismo e niilismo. As diferenças: o neoliberal é contra tudo o que não for dinheiro e está rico; o anarquista é contra tudo e está pobre; o niilista é contra tudo e está louco. Vide dadaísmo.
DADAÍSMO: Ã? Tchanã? Pluff.
BÁ: Expressão utilizada pelos gaúchos para absolutamente tudo e que significa absolutamente nada.
ÍNDIA: Um país exótico, habitado por pessoas exóticas que nadam em um rio exótico e fétido chamado Ganges. Não costuma ser mais do que isso.
OCEANOGRAFIA: Estudo das águas e dos oceanos feito por hippies que cheiram a peixe e maconha. O resultado prático é salvar tartaruguinhas.
FILME NOIR: Atrizes gostosas sendo filmadas em ambiente com fumacinha atrás. Normalmente as atrizes gostosas morrem tempos depois na mais completa depressão.
NUDISMO: Filosofia de vida que consiste em transformar os glúteos em bifes à milanesa em plena praia. Normalmente os adeptos são escandinavos barrigudos com mais de 65 anos de idade.
CHINA: Uma enorme pastelaria coletiva com excesso de pasteleiros. Historicamente mantém relações conturbadas com a Rússia, Tibet, Taiwan, ONU, OTAN e com a Vigilância Sanitária Internacional.
MIOJO: Sebo industrializado em forma de minhoquinha, cujo sabor varia de acordo com a boa fé da vítima que o come, ou com a intensidade do apetite do mesmo.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA: O mesmo que zoológico. A diferença é que aqui os animais é que se divertem às custas do público.
ESPAGUETE: Um miojo aprovado pela História.
JUNDIAÍ: Não vale a pena.
ORTOPEDIA: Habilidade médica praticada por açougueiros e estivadores sem muita habilidade. Vide veterinária.
VETERINÁRIA: Seleto grupo de indivíduos que passam os cinco anos da faculdade cortando sapos. Não é o mesmo que zoofilia, mas tem a ver.
ZOOFILIA: Atração sexual por neoliberais. Vide dadaísmo.
DEMOCRACIA: Na teoria, governo (cracia) do e para o povo (demo). Na prática, a cracia é composta e governa para fazendeiros, multinacionais ou qualquer instituição ou pessoa que financie as campanhas eleitorais.
MINISTÉRIO DA CULTURA (no caso brasileiro): Setor do governo federal comandado por um cidadão que não comanda nada, já que nunca há verba. Em outras palavras, o ministro da cultura está lá para representar o governo federal todos os anos na festa do Boi-Bumbá e depois dar entrevistas, utilizando frases como "Essa foi uma demonstração da riqueza cultural brasileira" ou "Temos consciência da importância do folclore na constituição da nação". Não mais que isso. Atualmente, o Ministro da Cultura é um hippongo perdidão, para a alegria da TV Globo. Por seu comportamento, suspeita-se de que seja um oceanógrafo, para a alegria também das tartaruguinhas.
AMOR: Sexo promíscuo.
AMOR PLATÔNICO: Falta de sexo promíscuo.
TEXAS: Segundo um filme cujo nome não me lembro, é o lugar onde um urso dançarino ganharia mais dinheiro do que Beethoven.
POLITICAMENTE CORRETO: Está para a mídia assim como o bá está para os gaúchos. Vide dadaísmo.
CORIZA: Muco de nariz, só que mais nojento. Vide http://www.rumoatangamandapio.blogger.com.br/
JORNALISTA: Um jornaleiro com glamour, mas que ganha menos.
LITERATURA INFANTO-JUVENIL: Revista de mulher pelada. Também vale a coleção Posições Amorosas.
REUNIÃO DO COPOM: Encontro mensal de uma espécie de maçonaria transcendental com poderes mágicos, na qual seus integrantes, durante o culto, raciocinam com o intestino grosso em prol do mercado especulativo.
TIRANIA: Governo com mãos de ferro, normalmente associado ao poder de uma pessoa só. Muito legal, desde que essa pessoa seja eu.
SARCASMO: Um misto de indignação com senso de humor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário