terça-feira, 11 de outubro de 2005

ENTRE A RAZÃO E A CIRCUNCISÃO

Peraí... se nós três estar aqui.... quem estar tomando conta do lojinha?"

Hoje é a noite do Roxaxaná. Se você não mora num kibutz ou no Higienópolis, é grande a chance de você não saber o que isso quer dizer, muito menos se levar em conta o jeito que escrevi a palavra (o correto é Rosh Hashaná, mas não fica mais elegante do jeito que coloquei?). Pois bem, doce ignóbil, Roxaxaná é a celebração judaica do nascimento de mais um ano de muito sofrimento e de muita circuncisão para o povo hebreu. Em outras palavras, é o ano novo dos cara. 5766, para ser mais preciso.

Isso pode não parecer muita coisa para você nem para mim, que sou uma autêntico White, Anglo-Saxon and Christian (meu nome verdadeiro é Ferdnand Viveston). Mas algo muito curioso ocorreu na noite deste Roxaxaná: alguns Moshas de toga e rabinho foram ao programa do Gilberto Barros ensinar as boas maneiras à mesa judaica, o que é um assunto pra lá de sugestivo pra esse blog. Gilberto Barros e seu bigodão sentado numa mesa ao lado de um sósia do Henry Sobel foi algo para se contar aos filhos - menos se eles forem judeus, é claro. Tinha umas minas meio peladas dançando do lado também.

Mas não parou por aí: a seguir, um dos Moshas disse ser adepto de um tipo de numerologia bíblica baseada nos dois últimos números do atual ano judaico. Com isso, disse o descendente de Moisés, ele era capaz de achar na Bíblia todos os acontecimentos catastróficos que têm ocorrido nos últimos tempos. Basta vasculhar uma página e, neste ano de 5766, apontar a letra que desponta a cada 66 letras do trecho. Cada letra representa um pensamento ou acontecimento passado dos judeus - ou seja, historinhas de sofrimento e circuncisão - e, juntas, as letrinhas denunciam algo horrendo que está acontecendo atualmente. Por exemplo: sabe o terremoto do Paquistão? O Mãe Dinah do Muro das Lamentações disse que conseguiu enxergar. Sabe o Catarina, aquele tornado que destelhou duas malocas em Criciúma no início do ano? Ele disse que conseguiu achar na Bíblia. Lembra daquela broxada que você deu com a sua namorada no início dos anos 90? Então, tá tudinho lá, dê uma folheada no Pentateuco.

E ainda perguntam porque eu bebo. Feliz Roxaxaná pra você também.

Nenhum comentário: