quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

EU QUERO QUE VOCÊ SE... TOP TOP UH

Sonhei que havia uma cidade portuguesa no litoral paulista, bem no meio de onde hoje é Ubatuba. Os portugueses que lá viviam eram todos vestidos como em Portugal dos Quinhentos, bem no estilão Pedro Álvares Cabral, mas os brasileiros eram maioria e usavam roupas convencionais de quem está em Ubatuba para veraneio.

Cheguei lá em meio a um toró torrencial daqueles que caem todos os dias em Ubachuva no verão. Qual não foi meu espanto ao checar a cidade estava em ritmo de eleições municipais. Duas eram as candidaturas: Vinícius de Moraes - ele mesmo, o poeta bêbado - e uma regência trina, como nos tempos do império, composta pelos Mutantes Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee.

Vinícius de Moraes pegou um whisky e cantou Eu sei que vou te amar num showmício no centrinho da cidade, e todos os presentes - os brasileiros veranistas e os portugas quinhentistas - aplaudiam e choravam emocionados.

Assistindo ao show estavam os Mutantes, que reclamavam que um velho pinguço como o Vinícius não poderia governar a cidade, uma vez que ele era muito velho e também estaria sempre bêbado. Lembro do Sergio Dias apontando pras poças d´água pra dizer: "Velho cachaceiro dá nisso: um monte de buraco na cidade". Sim, eu também não entendi o que ele quis dizer com isso.

De qualquer forma, para evitar um confronto, Vinícius de Moraes saiu do palco com um copo de whisky na mão e vários assessores em volta dele. Os Mutantes o xingavam de velho bêbado e foi assim que o sonho acabou.

Acho que eu anularia meu voto.

Nenhum comentário: